sábado, 21 de setembro de 2024

Chat GPT e FIRE

 Estou seriamente pensando em pagar o chat GPT. Pensei nisso por alguns motivos:

  1. Criar minha arte
  2. Estudar línguas
  3. Entender e explorar melhor a IA
Por algum tempo eu fui contra, mas agora eu tenho gostado. Olha só algumas brincadeiras que eu fiz junto ao chat GPT. Em uma primeira parte eu pergunto sobre a evolução do patrimônio do Barsi e peço para ele gerar um gráfico. Posteriormente eu peço para o ChatGPT calcular a minha independência financeira, neste caso não coloquei nenhum parâmetro e o próprio ChatGPT considerou a taxa de juros conservadora e a inflação. Confiram o resultado abaixo.

Antecipando o assunto, eu gostei muito de ver o gráfico de evolução do patrimônio do Barsi, que apesar de ser "irreal", pois foi baseado em fatos liberados na internet, a curva de crescimento dele é muito parecido com a do Warren Buffet. E o que me deixou feliz é que quanto mais velho você fica mais o dinheiro rende. A famosa bola de neve. E apesar de eu estar investindo por quase 20 anos. Se comparar o longo prazo de Barsi e Buffett eu estou praticamente no primeiro 1/3 da minha vida de investidor.

Na segunda parte fiquei feliz em ver a simulação do meu FIRE. Mesmo eu não colocando muitos parâmetros para o chatGPT achei que ele foi conservador e realista. Até a Inteligência Artificial diz que meu FIRE tá logo aí, eu deveria acreditar também? 

Já pensaram em brincar com IA e FIRE?

"Como foi a evolução de patrimônio do Luiz Barsi ao longo dos anos? Você pode mostrar em gráfico?

O ChatGPT disse:
ChatGPT

Luiz Barsi Filho, conhecido como o "Rei dos Dividendos", é um dos maiores investidores individuais da Bolsa de Valores brasileira. Ele começou a investir na década de 1960 e construiu uma fortuna ao longo dos anos, principalmente por meio de dividendos de ações de empresas sólidas e consistentes. Sua estratégia focada no longo prazo, especialmente em empresas de setores defensivos, como energia e bancos, resultou em um crescimento impressionante de patrimônio.

Evolução do Patrimônio de Luiz Barsi
A evolução precisa do patrimônio de Barsi ao longo dos anos não é amplamente divulgada com dados específicos para cada período, mas é sabido que:

Década de 1960 a 1980: Período de acumulação inicial, onde Barsi construiu suas primeiras posições em empresas como Eletrobras e Banco do Brasil.
Década de 1990: O crescimento de seu patrimônio acelerou devido ao pagamento consistente de dividendos das empresas onde ele era acionista.
Década de 2000: Com o boom da economia brasileira e a valorização das ações, somado à política agressiva de distribuição de dividendos de várias empresas, o patrimônio de Barsi continuou a crescer exponencialmente.
Década de 2010 a 2020: Estima-se que seu patrimônio tenha superado R$ 2 bilhões, impulsionado por dividendos e a valorização de ações em setores estratégicos, como energia e bancos.
Dificuldade de Precisão
Embora não haja uma linha do tempo detalhada, a trajetória de Luiz Barsi é frequentemente citada como um exemplo de como o acúmulo contínuo de ativos de qualidade ao longo do tempo pode gerar grande riqueza. Seu foco em reinvestir dividendos também foi um fator crucial.

Posso criar um gráfico ilustrativo, com base nessa trajetória geral, para mostrar a tendência de crescimento patrimonial. No entanto, será uma simulação baseada em princípios conhecidos de acúmulo de patrimônio com base na estratégia de Barsi. Se isso te interessa, posso proceder agora.


Aqui está o gráfico ilustrativo da evolução estimada do patrimônio de Luiz Barsi, considerando uma taxa de crescimento anual composta de 12%, resultante de dividendos e valorização de ativos. Ele mostra uma tendência de crescimento significativo ao longo das décadas, refletindo a estratégia de longo prazo adotada por Barsi.

Essa simulação é baseada em princípios gerais e não representa dados exatos, pois as informações detalhadas sobre o patrimônio de Barsi ao longo dos anos não são públicas. ​​

Você disse:
Se eu consigo poupar cerca de R$20.000 por mês, eu gasto cerca de R$13.000 por mês e tenho um patrimônio na data de hoje de R$2.300.000 quanto eu preciso juntar e até qual data exata para eu obter a independência financeira?
O ChatGPT disse:
ChatGPT
Para calcular a independência financeira, precisamos de alguns parâmetros, como a renda passiva desejada (quanto você quer ganhar de rendimentos sem precisar trabalhar) e a taxa de retorno anual estimada sobre o seu patrimônio investido.

Definindo os parâmetros:
Gasto mensal: R$13.000.
Renda passiva necessária: O objetivo é cobrir seus gastos mensais, ou seja, você precisaria de R$13.000 por mês (ou R$156.000 por ano).
Patrimônio atual: R$2.300.000.
Poupança mensal: R$20.000.
Taxa de retorno estimada: Vamos considerar uma taxa de retorno conservadora de 6% ao ano, acima da inflação, o que seria um rendimento médio sustentável no longo prazo.
Objetivo: Acumular patrimônio suficiente para gerar R$156.000 por ano de renda passiva (6% de retorno anual).
Vou calcular agora o tempo necessário para alcançar a independência financeira com base nesses parâmetros.

Com base nos parâmetros fornecidos e assumindo um retorno anual de 6%, você alcançaria a independência financeira em 1 ano, ou seja, até o ano de 2025. Nesse período, você teria acumulado patrimônio suficiente para gerar uma renda passiva de R$156.000 anuais, que cobriria seus gastos mensais de R$13.000.

Se precisar ajustar algum detalhe, como a taxa de retorno ou os gastos, podemos refazer a simulação."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Chat GPT e FIRE

 Estou seriamente pensando em pagar o chat GPT. Pensei nisso por alguns motivos: Criar minha arte Estudar línguas Entender e explorar melhor...